…19 milhões e meio de crianças das escolas públicas brasileiras participaram de uma Olímpiada de Matemática. Ou como o governo de Lula e Dilma fez a maior ação de toda a nossa história para apoiar o ensino secundário de Matemática: a história da OBMEP.
Por Suely Druck (UFF)
Em junho de 2004 o Presidente Lula aprovou a realização do Projeto Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). A serena convicção do Presidente no projeto era uma surpresa instigante — afinal: matemática na terra do futebol? Poderia ser um desastre! Ele não tinha receio? E ainda: em vários discursos
afirmou que aprovara a OBMEP contra a vontade de muitos de seus colaboradores que temiam a falta de interesse dos alunos da rede pública. Passados 6 anos, a OBMEP é um sucesso: em sua 1a edição em 2005 contou com
10,5 milhões de alunos inscritos de 31 mil escolas e 93,5% dos municípos e evolui em 2010 para 19,2 milhões de alunos de 43,9 mil escolas e 99,1% dos municípos.
O mais importante: por causa da OBMEP os estudantes afirmam que começaram a sonhar com carreiras universitárias, agora acham que pode virar realidade. Enfim: é permitido sonhar e reinventar o futuro! De real: muitos alunos talentosíssimos da rede pública descobertos pela OBMEP ingressando nas universidades públicas, principalmente nas engenharias – serão partícipes do esforço de desenvolvimeno nacional. Bom para eles e melhor ainda para o Brasil.
Afinal, porque o Presidente Lula aprovou o projeto com tanta convicção? Não resistiu ao desafio de levar a disciplina “ mais temida’ , tida como acessível somente a uma pequena elite, aos alunos da rede pública? A vontade de abrir as portas das carreiras científicas e tecnológicas à rede pública foi maior que qualquer receio de um desastre? A responsabilidade com o futuro desses jovens falou mais alto? Quem sabe um dia ele nos conte suas razões!
O certo é que tudo deu certo graças ao apoio do Presidente Lula à OBMEP, e todo ano, feliz da vida ele comparece à Cerimônia de Premiação para beijar e parabenizar os medalhistas.
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Ao presidente Lula que compreendeu a urgência de reinventarmos nossos futuros
Ao presidente LulaQue compreendeu a urgência de reinventarmos nossos futuros. Estudar com alegria e esperança para transformar sonhos em realidade. Essa é a homenagem que lhe prestamos.Os alunos da OBMEP 2005-2006-2007-2008-2009-20010“A vida só é possível se reinventada.” Clarice Lispector
Gramsci sempre acreditou que pelo processo educativo era possível ampliar as perspectivas de participaçao politica e construir uma sociedade civil crítica. Por isso atentou para os processos de organizaçao da cultura e sua acessibilidade às camadas populares. Lula, talvez sem ler os classicos, realizou a universalizaçao de “determinadas praticas culturais” no Brasil, antes reservada às elites. Vote Dilma.
entusiasmante. espero que todos tomem a medida do que isso significa. alias basta dar uma olhada de soslaio para ver o que anda acontecendo aqui na frança com o ensino publico, com os jovens de classes populares, cujo destino esta sendo fechado mais e mais, desesperadamente, por uma politica governamental cheia de desprezo e ignorancia. entao por favor, voces sortudos do Brasil, nao joguem no lixo essa oportunidade de continuar pra frente, nao façam um voto destruidor e cego, como foi feito aqui na França. Saudaçoes, agora sao voces que têm que segurar firme a coragem de ir pra frente.
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Um breve relato …
Nas minhas aulas de Cálculo na Poli/USP neste semestre há um aluno que, muitas vezes, assiste aula usando uma camiseta da OBMEP. Num final de aula pude perguntar se ele havia participado da Olimpíada e ele me contou que sim, que havia participado de uma prova inicial na Escola Pública em que estudava e fora chamado para o Programa de Treinamento.
“Professor, descobri um mundo de estudo e conhecimento que eu nem imaginava que existisse. Se não fosse a OBMEP eu não estaria aqui”.
Hoje ele é aluno da Poli e bolsista de Iniciação Científica no Instituto de Matemática da USP.
Ainda no tema educação, vale lembrar o destino triste que os governos do PSDB reservaram ao ensino secundário profissionalizante, pelo sucateamento e esvaziamento pedagógico das “escolas técnicas” – que agora aparecem no discurso de seu candidato como bandeira, de forma irresponsável e eleitoreira.
Há um excelente artigo sobre o assunto no portal do PT: “Analistas atribuem paralisação do ensino técnico no país a ministro de FHC”, http://www.pt.org.br/portalpt/noticias/nacional-2/analistas-atribuem-paralisacao-do-ensino-tecnico-no-pais-a-ministro-de-fhc-27451.html