a luta continua: Dilma Presidente

3 fernandos

In Uncategorized on 28/10/2010 at 0:22

Por Israel Vaisencher

Querido Antonio, seguem umas linhas mal traçadas.

A coisa dos 3 fernandos dá tristeza lembrar. Servi algumas vezes no comitê assessor do CNPq (por vezes tendo o privilégio de sua companhia) e participei de avaliações de projetos junto a CAPES ao longo de quase 3 décadas. Por anos a fio, o crescimento do número de bolsas de formação era vegetativo, por vezes negativo. Lembro sem saudades quando um certo (perdão, de fato errado!) ministro ou secretário de um dos 3 fernandos chegou a vaticinar –sem pudor– que “se precisarmos de ciência&tecnologia, a gente vai lá fora e compra”!

Foram 3 fernandos de penúrias, em que tantos brasileiros desistiram e foram para o exterior, em que uma geração de médicos, engenheiros, cientistas deixou de ser formada, consequências duramente sentidas com a recente retomada do crescimento da economia. Foi marco para mim inesquecível uma reunião no CNPq, presidida já pelo
Erney (2004-2007), em que percebemos a luz no fim do tunel (e NÃO era um trem na contramao:-).
Desde então,  temos sido testemunhas do aumento vigoroso do numero de bolsas de pós-graduação, dos editais de financiamento a projetos em C&T que saem efetivamente do papel para entrarem de vez (esperemos!) em nossos institutos e universidades. Desnecessário lembrar que  as carências do Brasil continuam imensas.

Ao trabalho companheiro, para garantir continuidade, aperfeiçoamento e a gratificante sensação de participar na construção de um país melhor!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: